Eu nunca tinha ouvido falar em óleos essenciais, antes da chegada da pandemia – COVID-19.

Os óleos essenciais são riquíssimos em compostos químicos naturais em estado líquido, são muito concentrados, e voláteis.  São extraídos das folhas, das pétalas, raízes de plantas, das flores, das sementes frescas ou secas, da casca da fruta, resinas, etc… como vês estão por todo o lado e são colhidos por todo o mundo para a obtenção de óleos essenciais.

Os principais métodos de obtenção são a destilação e a vapor ou prensagem a frio, só desta forma é possível garantir o seu grau terapêutico. Os óleos essenciais são utilizados há mais de mil anos em diversas culturas. 

Os óleos essenciais que eu utilizo são 100% puros, para teres noção da sua potência, 1 gota do óleo essencial de limão, equivale a 25 chávenas de chás, dei o exemplo do limão, mas o mesmo se aplica a qualquer outro óleo essencial.

Da laranja são extraídos 3 óleos essenciais, da flor da laranja obtem-se o óleo essencial Neroli, da casca o Wild Orange, e das folhas o Petigran. Do coentro podem ser extraídos dois óleos essenciais, um da semente, o Coriander, e outro das folhas, o Cilantro.

A título de curiosidade sabias que é necessária uma toneladas de pétalas de rosa para produzir 5 ml de óleo essencial de rosa? Incrível!  

Os óleos essenciais estão presentes em imensas coisas no nosso dia-a-dia como por exemplos: perfume, detergentes, produtos de cosméticas, medicamentos. São utilizados para aromatizar a comida ou bebidas, estão presentes em sumos. Agora que estudou a estudar os óleos essenciais vou-me apercebendo que afinal já tinha contacto com os óleos essenciais e nem sabia.

Este artigo, está disponível no episódio 1 do meu podcast – Anita dá Voz às suas Aventuras, podes ouvi-lo em qualquer aplicação de Podcast (Apple Podcast, Google Podcast, e Spotify) e também no separador “Podcast” na página principal.